Atenção
Este site utiliza cookies. Ao usar este site está a consentir a utilização. Saber mais
 
  PT | EN
Especialista aponta malária como a mais frequente na época chuvosa

A directora clinica do hospital geral do Moxico, Georgina Muhunga apontou, esta semana, no Luena, a malária como a patologia mais frequente na época chuvosa, apelando a necessidade de se redobrar as medidas de prevenção da doença.

 

A responsável que falava à Angop, a propósito das primeiras chuvas que caíram sobre a cidade do Luena, indicou também as doenças diarreicas agudas (DDA), anemia, a febre tifóide, sarna, entre outras, como típicas patologias desta época.

 

Esclareceu que a malária regista maior incidência neste período, devido a facilidade da reprodução do agente transmissor, tendo como grupos vulneráveis as crianças dos zero aos cinco anos idade e mulheres gestantes.

 

A também médica de profissão apontou o lixo, os charcos de águas, as enxurradas canalizadas aos rios onde a população consome a água, como as principais causas do aumento das enfermidades nesta época.

 

Para fazer face a situação, apelou as famílias a tratar a água com lixívia ou ferver antes de ser consumida, extinguir as águas estagnadas nos quintais das residências, bem como recomendou o uso do mosquiteiro impregnado como forma de prevenção.