Atenção
Este site utiliza cookies. Ao usar este site está a consentir a utilização. Saber mais
 
  PT | EN
Farmácias Mecofarma apoiam Hospital de Cacuaco com donativo para crianças

As Farmácias da rede Mecofarma abraçaram uma iniciativa de Responsabilidade Social, em parceria com a Novartis, cujo objectivo é doar uma quantidade assinalável de caixas do produto coartem dispersível (cedidas pelo laboratório à Socifarma), um medicamento indispensável para tratar crianças infectadas com plasmodium. A ação está direccionada para as crianças e, por isso, foi planeada para decorrer no mês em que se celebram, mundialmente, os Direitos da Criança.

 

Segundo o levantamento feito no local, trata-se de um hospital que enfrenta dificuldades de abastecimento e que tem carência de recursos humanos. Não dispõe dos seguintes produtos: coartem, soro, antipiréticos, estando as crianças a morrer por falta de meios de tratamento. O resultado das autópsias efectuadas às crianças revelou morte por paludismo (apesar de que também se suspeita de uma infecção cruzada – Febre Amarela). Refira-se que este é um estabelecimento de saúde que acolhe maioritariamente crianças.

 

A ação de Responsabilidade Social decorre ao longo de 15 dias – com início no Dia Mundial da Criança (1 de Junho) de forma a contribuir para uma Saúde Infantil melhor - e consiste em ter um colaborador da empresa que estará num espaço próprio da recepção do hospital identificado com as empresas Mecofarma, Socifarma e Novartis.

 

A missão do responsável - em todas as crianças que surgirem nas urgências infectadas com plasmodium – é receber a receita/requisição para ceder gratuitamente o medicamento nos casos prescritos. O nosso colaborador, não só, faz o registo do donativo, como também, explica o uso do medicamento ao utente. No período de ausência do colaborador, algumas caixas são deixadas ao cuidado do médico que devem ser controladas no dia seguinte.

 

De acordo com informação avançada à Mecofarma pela direcção do hospital – Dr. João Chicoa (director clínico) e Dr. Matias Tavares (director geral), o Hospital Cacuaco está receptivo a aceitar outras ofertas, mesmo de produtos que estejam em fim de vida.

 

A Mecofarma surgiu, em 1997, com o objetivo de criar uma rede de farmácias que promova o acesso a medicamentos e produtos de saúde a toda a população. Hoje, com uma experiência e know-how com mais de 15 anos, a rede Mecofarma conta com dez Farmácias e três Pet-Shops.